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4 Pilares da Transformação Digital

By 16 de março de 2018 No Comments

Conheça os quatro pontos da transformação digital que garantem a estruturação dos processos empresariais e trazem maiores benefícios para os negócios.

As diversas ondas de ruptura de modelos de negócios proporcionadas pela transformação digital e pela 4ª revolução industrial modificam cada vez mais os modelos econômicos da atualidade.

No entanto, para que esses novos modelos possam oferecer benefícios reais e vantagens competitivas no mercado, eles devem ser aplicados estrategicamente e de forma a transformar dados em ativos valiosos por meio de sua análise e pela extração de significados relevantes.

Diversos novos conceitos permitem uma melhor organização e filtragem dos dados, como a Inteligência Artificial, o Blockchain e a Internet das Coisas. Mas, para que esses conceitos tecnológicos dialoguem com as metas e objetivos das empresas, é necessário estruturar o processo de transformação digital de maneira eficiente.

Existem 4 pilares que permitem uma estruturação de processos capaz de oferecer otimização para os resultados das empresas e para que a transformação digital seja um sucesso:

1 – Engajamento com o cliente

Cada vez mais a comunidade externa à empresa exige mais das relações cliente-negócio, criando a necessidade de maior inteligência, facilidade e personalização. Para que esta personalização e a consequente satisfação do cliente sejam alcançadas é necessário conhecer o cliente, conhecer seu ciclo de vida de compras e avaliar sua satisfação.

Diversas ferramentas oferecidas pela transformação digital permitem alcançar uma visão 360º do cliente, por meio, principalmente, da IoT, da Nuvem e do Big Data, armazenando e gerenciando grandes volumes de dados. Tecnologias baseadas em Inteligência Artificial podem auxiliar no processos de automatização da organização das informações.

Mas não basta coletar dados, um engajamento eficiente depende de contato constante e atenção a todos os canais disponíveis para comunicação. A automação de serviços pode garantir a possibilidade de atendimento 24×7, além de estabelecer sistemas de autosserviço, garantindo facilidade e simplicidade que fazem com que a empresa ganhe relevância.

2 – Empoderamento de colaboradores

É essencial compreender que, além das diferentes ferramentas disponíveis para métricas e rastreio dos hábitos dos consumidores, o engajamento de clientes depende de uma equipe empoderada. Buscar por ferramentas que facilitem o fluxo de informações e permitam interpretar os dados recebidos garante que os colaboradores tenham em mãos os elementos essenciais para engajar clientes.

A automatização por meio de algoritmos de inteligência artificial do engajamento, como mencionado, garante que as informações corretas estejam disponíveis quando elas são necessárias. Assim, analistas e estrategistas podem organizar ações que gerem melhores resultados.

3 – Otimização de operações

O constante aperfeiçoamento de processos é essencial para empresas em todos os contextos. No entanto, com as tecnologias da 4ª revolução industrial, a otimização de operações é muito mais intensa e necessária, representando um grande salto na evolução dos negócios.

IoT, Machine Learning, IA e Blockchain, entre outros conceitos que trazem novas ferramentas e possibilidades, se tornam essenciais para a própria sobrevivência das empresas. A otimização que oferecem garante redução de custos e resultados mais precisos, permitindo eliminar as falhas nas operações, torná-las mais lucrativas e reduzir os riscos assumidos nos negócios.

Outra forma de otimização oferecida pelas novas tecnologias é a exploração de staff sob demanda e o crowdsourcing. Existem diferentes plataformas que permitem estabelecer esses processos de terceirização de serviços especializados, garantindo que mesmo empresas com equipes de TI reduzidas consigam atender às demandas do mercado.

4 – Transformação de produtos e serviços

Esse é o pilar onde as maiores inovações proporcionadas pelas tecnologias da 4ª revolução industrial acontecem. São inovações perceptíveis que refletem o engajamento dos colaboradores, a otimização dos processos e melhoram a colaboração dos clientes. Assim, se torna possível otimizar o portfólio existente ou criar novos produtos e serviços, atendendo ou antecipando tendências.

Com as informações proporcionadas pela coleta de informações, passa a ser possível buscar formas de adequar produtos e serviços a necessidades específicas, criando novas aplicações e funcionalidades para promover maior satisfação.

Assim, a partir dos 4 pilares da transformação digital e o impulsionamento das tecnologias da 4ª revolução industrial as empresas descobrem novas formas de alinhar os negócios, inovar em produtos e serviços e conquistar clientes.

Buscar soluções tecnológicas que supram suas necessidades com qualidade e eficiência é uma das principais formas de garantir que os 4 pilares sejam solidificados. Revendas que oferecem plataformas de computação em nuvem e o suporte para blockchain, IoT e AI ganham, então, cada vez mais mercado orientando empresas que desejam destaque entre os competidores.

Publicado por Equipe Westcon Americas Brasil em 23/01/2018

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