Cloud

Overview da interconexão entre Microsoft e Oracle

By 28 de outubro de 2019 No Comments

Foi anunciado a parceria de interoperabilidade para cloud entre a Oracle e Microsoft, entregando o melhor das duas nuvens.

Hoje nós anunciamos Oracle e Microsoft Clouds Interconectadas para acelerar a adoção da nuvem corporativa, uma parceria de interoperabilidade entre a Oracle e Microsoft. A interconexão “cross-cloud” possibilita os usuários migrar e executar workloads criticas para empresa entre a infraestrutura de ambos provedores. As organizações conseguem conectar perfeitamente os serviços do Azure, como analytics e IA, com os serviços Oracle Cloud, como o Autonomous Database. Possibilitando os usuários executarem diferentes partes da mesma workload em ambas as clouds, esta parceria entrega uma experiência em nuvem altamente otimizada. Quando juntas a infraestrutura da Oracle e Microsoft oferecem aos clientes um marketplace unificado para todos os serviços e aplicações necessários para o funcionamento da empresa.

Conectando a infraestrutura do Azure com a Oracle Cloud através da rede de identidade e interoperabilidade possibilita a melhoria e migração completa. Essa parceria entrega conectividade de rede entre as nuvens de forma rápida, direta e de alta disponibilidade, enquanto oferece continuamente serviços e o suporte especializado que os usuários sempre receberam de ambas as empresas. Além de prover a interoperabilidade para os clientes utilizando softwares Oracle em infraestrutura da Mircrosoft e Oracle, também é possível novos cenários inovadores, com executar o Oracle E-Business Suite ou Oracle JD Edwards EntrerpriseOne no Azure ao invés de executar em um Exadata Oracle.

 

Nós prevemos os seguintes casos mais comuns de implementações multicloud:

 

  • Aplicações rodam em nuvens separadas com controles consistentes e compartilhamento dos dados: Com essa abordagem, os usuários conseguem implementar as aplicações inteiras na Oracle Cloud ou no Azure, com a possibilidade de se beneficiar do gerenciamento de identidade comum, login único e do compartilhamento de dados entre as nuvens para analises e outros processos secundários.

 

  • Aplicações cruzam as nuvens, normalmente com a camada de database em uma nuvem e a camada de app/web em outra: Utilizando uma conexão de baixa latência entre as nuvens, os usuários podem escolher seus componentes preferidos para cada aplicação, permitindo uma única aplicação consistente com partes separadas sendo executadas na nuvem mais otimizada para cada pacote de tecnologia.

 

Interconexão Cross-Cloud

As empresas continuam avaliando os benefícios da nuvem, estão cada vez mais adotando uma estratégia multicloud por diversas razões, incluindo disaster recovery, alta disponibilidade, baixo custo e, o mais importante, utilizando os melhores serviços e soluções do mercado. Para possibilitar essa diversificação os usuários interconectam as redes de cada nuvem pela internet, IPSec, VPNs ou uma conexão direta do provedor através da sua infraestrutura de rede on-premises. Interconectar redes de nuvem pode significar um alto investimento de tempo, dinheiro, design, instalação, redundância e latência.

A Oracle e Microsoft reconhecem estes desafios e criaram uma nuvem unificada de nível corporativo para clientes em comum. A Oracle e Microsoft já fizeram todo trabalho mais difícil para você, entregando baixa latência e alto rendimento de conectividade entre as duas nuvens. O restante deste artigo descreve como configurar a rede de interconexão entre a Oracle Cloud e o Azure para criar uma rede segura e privada entre as duas nuvens.

 

Solução

A Oracle e Microsoft construíram uma rede privada e dedicada, de alta produtividade e baixa latência entre as duas infraestruturas de datacenters em Ashburn, a região da Virginia prove um conduto de dados entre as duas nuvens. Os usuários podem utilizar a conexão para transferir dados em uma taxa alta o suficiente para suportar a performance das aplicações existentes em ambas as nuvens. Os usuários podem acessar a conexão pelo Oracle FastConnect ou Microsoft ExpressRoute, como mostra a Figura 1, sem necessidade de lidar com detalhes de configuração e ferramentas terceirizadas.

 

 

Figura 1. Conectividade entre Oracle Cloud e Azure

 

FastConnect e ExpressRoute juntos criam um caminho para “workloads” em ambas as nuvens para comunicação direta e eficiente, entregando aos usuários flexibilidade em como desenvolver e implementar serviços e soluções através da infraestrutura da Oracle Cloud e Azure.

 

Os usuários recebem os seguintes benefícios quando interconectam as nuvens da Oracle e Microsoft

  • Estabeleça uma conexão segura entre as duas nuvens. Sem exposição para internet
  • Alta disponibilidade e confiabilidade. Redundância nativa com conexões físicas de 10-Gbps entre as nuvens.
  • Alta performance, baixa latencia, e previsibilidade quando comparada com a internet e roteamento através de uma rede on-premises
  • Setup único e direto.
  • Sem necessidade de intermediação do provedor para habilitar a conexão.

 

Conectando sua rede on-premises com a interconectada.

Na Figura 2, um usuário de rede on-premises está diretamente conectado com a infraestrutura da Oracle Cloud através do FastConnect e no Azure pelo ExpressRoute, além de existir uma conexão direta entre as duas nuvens. Neste cenário, usuários localizados na rede on-premises podem acessar aplicações (web tier e app tier) dentro do Azure através do ExpressRoute. As aplicações acessam a camada de dados localizada na infraestrutura cloud.

 

Figura 2. Fluxo de tráfego entre as infraestruturas da Oracle Cloud, Azure e redes locais.

 

Suas workloads podem acessar qualquer nuvem pela interconexão, no entanto, o tráfego proveniente de infraestruturas que não sejam a Oracle Cloud ou Azure não conseguem alcançar uma nuvem pela outra, o que garante segurança e isolamento. Em outras palavras, essa conexão “cross-cloud” não habilita o tráfego entre a sua rede on-premises através da Azure virtual network (VNet) para Oracle Virtual Cloud Network (VCN), ou da sua rede on-premises através da VCN para VNet. Por exemplo, os usuários não conseguem acessar a Oracle Cloud pelo Azure (veja Figura 3). Caso você precise chegar a infraestrutura da Oracle Cloud é necessário implementar o FastConnect diretamente da sua rede on-premises.

Figura 3. Sem acesso de uma nuvem através da outra

 

Conectando as redes cloud

Essa sessão descreve como conectar a infraestrutura VCN da Oracle Cloud para o Azure VNet. A Figura 4 mostra os componentes desta conexão e a tabela descreve a terminologia entre as duas nuvens.

Figura 4. Roteamento e Segurança interconectada

 

 Componente  Azure  Oracle Cloud 
 Virtual network  Virtual network (VNet)  Virtual cloud network (VCN)
 Virtual circuit  ExpressRoute circuit  FastConnect private virtual circuit
 Gateway  virtual network gateway  dynamic routing gateway (DRG)
 Routing  route tables  route tables
 Security rules  network security groups (NSGs)  security lists


Pré-Requisitos

Para implementar uma solução “cross-cloud” entre a Oracle e Microsoft, são necessários os seguintes requisitos:

  • VNet do Azure com subnets e um gateway de rede virtual.
  • VCN da Oracle Cloud com subnets e um DRG anexado
  • Sem sobreposição de endereços de IP entre a sua VCN e VNet

 

Habilite a conexão

A interconexão direta requer habilitação para o console de cada provedor.

 

  1. Entre no portal do Azure, crie um circuito ExpressRoute e selecione a Oracle Cloud da lista de provedores, guarde a chave de serviço gerada pelo Azure
  2. Entre no console da Oracle Cloud, crie uma conexão FastConnect através de um provedor e selecione a Microsoft entre as opções. Entre com a chave de serviço gerada pelo Azure.

 

O circuito virtual privado é provisionado automaticamente entre as nuvens.

Nota: Você precisa separar o circuito do ExpressRounte ou FastConnect para conectar a sua rede on-premises no Azure ou Oracle Cloud através de uma conexão privada, como mostra a Figura 2.

 


Gilson Melo

PRINCIPAL PRODUCT MANAGER – ORACLE

5 de junho de 2019

Disponível em: https://blogs.oracle.com/cloud-infrastructure/overview-of-the-interconnect-between-oracle-and-microsoft

 

 

Leave a Reply

Soluções em Cloud para seu Negócio ir Além!

Soluções em Cloud para seu Negócio ir Além!

Ficou com algum adúvida? Entre em contato para falar com um de nossos consultores

Obrigado. Você será redirecionado em breve.